O grande diferencial do Gir Leiteiro é a sua rusticidade e a qualidade do leite que essa excelente raça produz.
Porém hoje além da rusticidade e completa adaptação ao clima tropical, o Gir Leiteiro também consegue apresentar lactações persistentes, úberes e sistemas mamários de qualidade e grande adaptabilidade ao manejo onde são utilizadas ordenhas mecânicas. O cruzamento entre as raças Gir Leiteiro e Holandês formaram a raça Girolando que, sem duvida alguma é um dos maiores patrimônios da pecuária leiteira dos trópicos e que tem crescido de forma espantosa no Brasil e devido as suas qualidades vem sendo exportada para vários paÃses do mundo.
Para maiores informações www.girleiteiro.org.br
A raça Girolando foi formada com base no cruzamento das raças Gir e Holandês. A utilização de Heterose é a mais útil e extensiva aplicação da moderna genética. Processo de resposta rápida, sendo ainda o método que pode utilizar mais intensamente as qualidades existentes nas raças puras.
Geralmente, o nÃvel de resposta do vigor hÃbrido é maior para os caracteres de baixa herdabilidade, e que por sua vez possuem maior valor econômico.
Dádiva da natureza, pois tal é a superioridade do Girolando, que além de ter conjugado a rusticidade do Gir e a produção do Holandês, adicionou caracterÃsticas desejáveis das duas raças em um único tipo animal, fenotipicamente soberano, com qualidades imprescindÃveis para produção leiteira nos trópicos.
Maiores detalhes acesse www.girolando.com.br
Dócil, rústico e de dupla aptidão, este é o Indubrasil, bovino de orelhas longas originário da região do Triângulo Mineiro que tem seu primeiro registro genealógico datado de 1938. A raça é resultante da união entre o Gir, o Guzerá e o Nelore. A raça se destaca por várias qualidades, como ótimo ganho de peso, habilidade materna, conversão alimentar, docilidade, rusticidade, bom rendimento de carcaça, excelente desempenho nos confinamentos e grande heterose nos cruzamentos.
A raça está sendo selecionada para duplo propósito, com excelentes resultados em produção de leite e de carne, estando apta para enfrentar os desafios de produzir proteÃna animal a baixo custo. Atualmente a raça tem apresentado crescimento significativo nas regiões sudeste e centro-oeste do Brasil. Na região nordeste encontram-se alguns dos mais tradicionais criadores da raça. Fato importante é que o maior mercado de sêmen de Indubrasil esteja no Rio Grande do Sul. Isso indica a existência de excelentes rebanhos no sul e que a raça foi aprovada pelos gaúchos. A raça Indubrasil tem sido muito difundida e é importante também em outros paÃses como Tailândia, México, Costa Rica entre outros.